Como criar um browser game

Renato França, 11 de janeiro de 2012

Categorias: Browser games, Desenvolvimento de jogos, Jogos digitais

Com a popularização dos browser games, a quantidade de pessoas interessadas em desenvolver o seu próprio browser game vem aumentando. No entanto, na grande maioria das vezes tais pessoas não têm os conhecimentos necessários para desenvolver seu próprio browser game, resultando no cancelamento do mesmo.

Se você é uma dessas pessoas e não sabe por onde começar, não se preocupe, pois irei explicar o que é preciso para você começar a criar o seu próprio browser game.

Conhecimentos necessários

Esse é o ponto mais importante, pois sem tais conhecimentos a criação de um browser game se torna praticamente impossível. Não irei especificar uma linguagem de programação para ser utilizada, mas no final do artigo deixarei sugestões sobre qual a linguagem de programação mais recomendada para a criação de browser games.

HTML

Saber HTML é primordial. Como você quer criar um browser game se não sabe ao menos criar sites? Não precisa ser um expert em HTML, mas é preciso saber pelo menos o básico e aos poucos você vai aprimorando suas habilidades.

Se você ainda não sabe HTML, não se preocupe, nunca é tarde para aprender. Portanto antes de iniciar qualquer projeto de um browser game comece a estudar HTML. O que não falta são tutoriais espalhados pela internet. Para facilitar sua vida, separei alguns tutoriais de HTML:

CSS

Saber CSS é tão importante quanto saber HTML. É através do CSS que você vai definir o visual do seu jogo. Assim como no HTML, não é preciso ser um expert em CSS, mas é necessário saber pelo menos o básico. Se ainda não sabe CSS dê uma lida nos tutoriais que separei para você:

Lógica de programação

Esse é o terceiro e último conhecimento necessário para desenvolver um browser game. Com apenas esses três você já pode iniciar o desenvolvimento do seu browser game. A lógica de programação é tão importante quanto o HTML e CSS, pois é através dela que você vai definir o funcionamento do jogo.

O que a lógica de programação faz é definir o que vai ocorrer no jogo de acordo com cada ação que o jogador efetuar. Sem ela, não é possível criar um browser game. Então, como você quer criar um browser game sem saber ao menos lógica de programação, HTML e CSS? Os três são muito importantes e sem apenas um deles não é possível criar o seu tão sonhado browser game.

Conhecimentos desejáveis

Como a evolução dos browser games não para, é importante estar sempre aumentando e melhorando os seus conhecimentos. A seguir, irei listar mais alguns conhecimentos, para que você possa dessa forma ampliar seus horizontes no desenvolvimento de browser games.

Game design document

O game design document (ou GDD) é um documento que contêm todas as especificações do seu jogo. Se você quer começar a desenvolver seu jogo da maneira certa, então comece pelo GDD.

Banco de dados

A grande maioria dos browser games utiliza algum banco de dados para armazenar os dados do jogador. Portanto, se quer desenvolver um browser game legal, é importante saber mexer com banco de dados. O banco de dados não entrou na lista dos conhecimentos necessários porque é possível criar um browser game sem um banco de dados, mas ele também é muito importante.

JavaScript

Já viu aqueles sites com efeitos bem legais, mas que não são feitos em Flash? Pois é justamente com o JavaScript que você consegue aqueles efeitos. Se você já sabe lógica de programação, não vai ter dificuldades para aprender JavaScript.

O que utilizar para criar um browser game?

Abaixo irei listar os conhecimentos que eu recomendaria para serem utilizados ao criar um browser game de acordo com as minhas experiências:

  • HTML
  • CSS
  • PHP – linguagem de programação
  • MySQL – banco de dados
  • jQuery – biblioteca JavaScript

Espero que tenha gostado do artigo e qualquer dúvida não deixe de comentar.

22 comentários

  1. Carlos disse:

    Obrigado eu estava tentando criar um game desses e graças a vc eu vou conseguir

    • Renato França disse:

      Obrigado a você Carlos por participar do blog! Ajudar as pessoas é o principal objetivo desse blog, por isso se precisar de alguma ajuda estarei a disposição.

  2. Mauricio M Filho disse:

    Não pode esquecer de reservar um tempo para o desenvolvimento do game.

    • Renato França disse:

      É verdade Mauricio. O planejamento é indispensável e o tempo é justamente uma consequência dele. O que já me deixa com ideias para um próximo artigo!

  3. Phenos disse:

    Vlw! a muito tempo procuro uma orientação sobre o assunto e agora mim sinto com a orientação inicial necessária para começar meu aprendizado.

    Muito obrigado.

    • Renato França disse:

      Fico feliz que o artigo tenha lhe ajudado Phenos. Obrigado pelo comentário e qualquer dúvida fique a vontade para perguntar.

  4. Jamison ferreira disse:

    Obrigado Renato França pelo pontapé de iniciação para mim ,

    Estou começando a estudar as linguagens .

    • Renato França disse:

      É gratificante saber que o artigo lhe ajudou. Obrigado pelo comentário e fique a vontade para entrar em contato e tirar dúvidas.

  5. Michel agradece disse:

    Muito Obrigado Renato quando eu conseguir desenvolver o que estou planejando pode saber que seu nome estará na lista de agradecimentos

    • Renato França disse:

      Obrigado pelo comentário Michel e pelo prestígio. Qualquer dúvida fique a vontade para entrar em contato.

  6. Heverton disse:

    Gostaria de saber se você tem conhecimento como contratar ou conseguir uma franquia para trazer um game de browser para o brasil, como é feito o procedimento!!???

    • Renato França disse:

      Olá Heverton, nunca pesquisei exatamente sobre a contratação de uma franquia de browser game. Na verdade não sabia que existia essa possibilidade. Vou dar uma pesquisada para ver se encontro algo a respeito.

  7. Heverton disse:

    se quiser me enviar a resposta pelo facebook só me adicionar, desde já agradeço!

  8. Junior Almeida disse:

    Olá, boa noite,
    Achei muito legal sua postagem, fiquei super contente e interessado já que sempre quis fazer um jogo nesse estilo!
    Gostaria de mais ajudas e auxilios, podemos trocar emails? isso se nao for lhe incomodar e claro!
    Grande abraço e Parabéns!

    • Renato França disse:

      Olá Junior, obrigado pelo comentário. Claro que podemos nos comunicar por e-mail, fique a vontade para entrar em contato. O principal objetivo desse site é compartilhar informações, trocar ideias. Abraço.

  9. Leonardo Severo disse:

    Cara, tenta fazer um passo a passo de como criar, desde de os scripts até a divulgação, tipo eu estou com umas idéias aqui, tenho curso de web designer, mas nele eu não aprendi nada sobre CSS ou PHP, Apenas Flash, HTML, E outros programas como o Dreamweaver, por favor ajuda ai!

    • Renato França disse:

      Leonardo, estou fazendo isso. Conhece o meu canal no Youtube? As novas aulas irão abranger tudo isso. No momento estou gravando as aulas de HTML e CSS. Obrigado pelo comentário.

  10. joao disse:

    oi cara poderia poor favo mi ajuda pois nao consegui pq nao intendi muinto sobre css :( meu skype e : venox.extreme

  11. Matheus Raupp disse:

    Ola Renato, tenho uma dúvida, talvez você possa me ajudar, gosto muito de um game web browser, mas gostaria de evoluir meu personagem Sozinho, ter meu próprio servidor, e conhecer os segredos do jogo, bem como Online seria bem mais difícil para minhas poucas horas de jogo, teria como eu conseguir todos os dados do jogo, e criar um para mim, Um tipo de download do jogo, e coloca-lo somente no meu computador?

  12. Gustavo disse:

    gostaria q vc mim ensinasse passo a passo como criar um browser game como o do site a seguir: http://WWW.narutogame.com.br. e pfv envie-me e-mails dando algumas dicas semanais ok. obg. gostei muito do site.

Deixe um comentário

(*)